Origem do Clube

Corria o ano de 1946, e o futebol em Camaquã tinha no Clube Atlético Camaqüense a agremiação que congregava os melhores atletas jovens de nossa cidade. Era seu treinador o “castelhano” Don Julio, que costumava colocar na reserva alguns dos que treinavam durante toda semana, substituindo-os por outros atletas de outras cidades, que ele convidava para virem atuar pela equipe nas famosas “domingueiras esportivas”, deixando de lado a “prata da casa”. O campo de futebol se situava na área do Jockey Clube de Camaquã, al lado do pavilhão social.


Tal fato começou a irritar alguns dos integrantes do elenco esportivo da agremiação, especialmente os atingidos pelas substituições que o técnico efetuava. Decidiram, então, fundar um outro clube e para isso, realizaram uma primeira reunião na residência do Sr. Edmundo Souza e Dona Mocinha Souza, ele guarda-livros e ela doceira. A casa, a poucos anos demolida, se localizava na Rua Gen Zeca Netto, em frente ao campo da várzea, hoje praça Dr. Donário Lopes, ao lado do Hotel Comércio, onde atualmente existe uma igreja evangélica.


Naquele local reuniram-se os jovens Getúlio Dias, João Batista Dias, Jacob Chagas, José Scherer Sobrinho, José Ribeiro (o “Zeca”), Selmar Dias Borba e Adão do Val Paraíso Souza, filho do dono da casa, onde trataram dos primeiros detalhes, sendo sugerido o nome de Guarany Futebol Clube, inspirado no clube com o mesmo nome da cidade de Bagé, muito popular entre os jovens desta região, que prestavam o serviço militar obrigatório naquela cidade, e que era um dos clubes mais famosos do interior, fazendo frente, em igualdade de condições, com a dupla Gre-Nal, os dois mais importantes do Estado.


Logo em seguida, outra reunião, realizada no Bar do Danelon, na rua Gen. Zeca Netto, onde hoje funciona a Churrascaria Tradição, ao lado do prédio onde na época estava o Banco do Brasil, esquina da Av. Presidente Vargas com Gen. Zeca Netto, atualmente ocupado pelo Laboratório Olympus. Nesta reunião, participaram, além dos anteriormente citados, mais os jovens Ari Castro Oliveira, Cody Silveira, João Castro e Nilo Sant`Anna, quando deliberaram convidar mais algumas pessoas que concretizarem a fundação da entidade esportiva.


A assembléia de fundação foi convocada para o dia 16 de Junho de 1946, nas dependências do Cine Guarany, de propriedade do Sr. Joaquim Dias, que além de colocar o estabelecimento à disposição, prontificou-se a dar todo o apoio que fosse necessário.